Porta-trecos feito com disquetes

Eu sei que eles estão em extinção, mas procurando bem você deve achar alguns disquetes perdidos na sua casa ou no seu trabalho. Mais umas argolinhas de metal e é possível fazer um porta-trecos divertido, ecologicamente correto e com um ar retrô.


Cada porta-trecos usa 5 disquetes. Se você encontrar alguns coloridos, como eu dei a sorte de achar, mais legal ainda. Se não, vale o bom o velho preto mesmo. Para prender um disquete no outro, é preciso, no total, 12 argolas de metal.

Você pode aproveitar os quadrados furados que o disquete já tem na parte inferior e prender as argolas ali. Na parte superior vai ser preciso furar. Eu aproveitei uns círculos rebaixados e furei dentro deles com uma broca – de novo eu dei sorte, porque tenho uma dessas em casa. Para quem não tem, sugiro um arame grosso aquecido, para derreter o plástico.

Com os buracos prontos (cada disquete precisa de 4 furos, um em cada extremidade), é ir colocando as argolas, com a ajuda de um alicate. Primeiro você monta as laterais, prendendo quatro disquetes uns nos outros.

Depois que os quatro estiverem unidos, formando um cubo sem as bases, é a hora de fazer a base do porta-trecos. Dá um pouquinho mais de trabalho, mas nada que paciência e jeitinho não resolvam.

Como eu usei argolas grandes, elas ficam um pouco saltadas. Preferi fazer assim porque gosto do visual. Com argolas menores fica mais difícil de prender. É importante medir para ver se as argolas que você tem não são pequenas demais – nesse caso, elas não vão fechar e o porta-trecos pode não ficar muito estável.

Pronto! Essa é a visão que você vai ter de cima. Cabe bastante coisa aí dentro, eu garanto…

8 comentários sobre “Porta-trecos feito com disquetes

  1. Pingback: BananaCraft» Arquivo do Blog » Retrospectiva BananaCraft: Fevereiro de 2008 - Um site no estilo faça-você-mesmo, dedicado às pessoas que adoram coisas feitas a mão!

  2. Como tudo que publicas, este foi maravilhoso, acredito que o melhor mesmo em Reciclar é aproveitar o que se tem! …só fiz uma modificação, na parte inferior em vez de usar argolas, colei com a pistolinha de silicone, virei de ponta cabeça as as laterais já montadas e o disquete da parte inferior ficou apoiado nas argolinhas já colocadas nas laterais, assim a colagem ficou na parte inferior não ficando visível.

    Beijos querida….

    Curtir

  3. Puxa adorei, amei, pratiquei e estou fazendo sucesso com as criações que a partir das tuas, vou acrescentando mais criatividade, também estou fazendo muito sucesso com os CDs usados, fazendo mandalas, incensos e outras maravilhas… se tiveres algo peço que publique. O Meu noivo Eder adourou…

    bjs da Amiga Francy…

    Curtir

  4. Pingback: Reciclagem: o que fazer com disquetes » BananaCraft

Deixe um comentário